Gostei muito deste evento!" Marcelo Fernandes.
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Exposição Filatelia
Gostei muito deste evento!" Marcelo Fernandes.
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
24h de Combate à Pobreza e Exclusão social
Esta actuação foi resultado de um trabalho lúdico-pedagógico desenvolvido com os jovens do CESIS, tendo como principais objectivos: dar a conhecer a existência da pobreza e exclusão social, bem como, implementar o papel fundamental que cada um de nós tem face ao seu combate.
Visita à Unidade Especial de Polícia
"Gostei muito deste dia, andámos de slide, andámos num carro de polícia em velocidade, tivemos a fazer ginástica e muito mais..." Diana Borges
Jantar de angariação de fundos
“No dia 27 de Agosto organizámos um jantar, a partir das 19h30, para juntarmos dinheiro para a colónia de férias. Vendemos bolos, sumos, batatas, entremeadas, etc.
Houve duas actuações de dança e uma delas foi a do meu grupo. As minhas primas comeram muito e divertiram - se à brava.
Depois das actuações dançámos muito. Foi muito divertido!”. Jéssica Cabral
“Houve muita gente que aderiu ao jantar e ajudou a contribuir para a colónia de férias. Foi muita gente conhecida. Os que recebiam o dinheiro da comida eram os jovens do grupo “Putos ki dja kria”, os que faziam a entrega eram o Luís e o Bruno. As raparigas do CESIS, “pikenas di Zambujal” estiveram a actuar e outro grupo também. A comida era bifanas, entremeadas, chouriços, bolos, sumos e batatas. Fizemos vários jogos, dançámos e no fim o saldo era positivo”. Marcelo Fernandes
“ Na festa havia: comida, dança e jogos tradicionais. Foram muitas pessoas conhecidas, e nós conseguimos um bom dinheiro pois a caixa estava cheia. Gostei muito e gostava de voltar a repetir!!”
Mónica Borges
“Nesta festa actuaram dois grupos,, as “Pikenas di Zambujal” e “Pikenas ku orgulho”. Nós dançámos e vendeu-se bolo, sumo e pão com bifana.
Havia música, dança e jogos muito divertidos. Há um grupo que se chama projecto de
artes que ajudam a organizar as coisas e planeiam os jogos, as festas, as músicas e são um exemplo a seguir. Foi um jantar magnífico.” Helena Fernandes.
Grupo "Pikenas ku orgulho"
e
Grupo " Pikenas di Zambujal"
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Diário de uma colónia
Quando chegámos ao destino, fomos distribuídos pelos quartos e depois fomos fazer o almoço. Em seguida, fomos arrumar as camas, as malas, e vestir o fato-de-banho. Terminadas as arrumações e com o fato-de-banho vestido, fomos até à praia. A bandeira estava vermelha, pois o mar estava muito forte, mas mesmo assim fomos à água com muitas precauções.
Depois de uma tarde de praia, fomos para a pousada tomar banho, sendo que posteriormente, alguns de nós foram fazer o jantar enquanto outros foram brincar para a rua. Contudo, houve um colega que foi contra um candeeiro e o partiu, o que originou a conversação entre todos e um ir para a cama mais cedo.
No segundo dia, acordámos às 8h, tomámos banho e o pequeno-almoço, e, fomos fazer BTT e canoagem. Quando chegámos, a porta estava encerrada, mas o Gerson, o Zé, o Hugo e o Bruno começaram a cantar e a dançar num palco que existia. Eu, a Jéssica, a Helena e a vânia dançámos também.
Passado algum tempo, a senhora responsável pelas actividades chegou e começou a tirar as biciclietas e as canoas. Fomos divididos em dois grupos, uns para a canoagem e outros para o BTT. Eu fiquei no grupo de canoagem, fiquei na mesma canoa que o Hugo. Em seguida fomos para a pousada tomar banho porque o lago estava sujo e a água era verde. Depois fomos para a praia, a bandeira estava vermelha mas com muita precaução fomos à água. A água estava fria por isso a Isa e a Cátia não quiseram entrar, mas com a canção conseguimos convencer a Cátia a ir. Eu, a Diana, a Daniela e o Hugo ficámos cheios de areia na cabeça, estávamos tão engraçados que tiraram-nos fotos para mostrar aos nossos colegas. E fomos assim até à pousada.
Ao chegar à pousada, fizemos novamente grupos para fazer o jantar, em seguida fomos tomar banho e fomos brincar lá fora fora até o jantar estar pronto. Depois do jantar fomos jogar ao "Assalto ao Castelo". Um jogo de equipas que teve muita graça! O grupo que ganhou foi o nº1, tendo sido o resultado 2-1. Depois fomos vestir os pijamas e fomos dormir.
No terceiro dia, acordámos às 7h, vestimos o fato-de-banho e fomos jogar Bisnagaball. Os rapazes foram jogar futebol. Em seguida outros foram tomar banho e arrumar as malas. Depois fomos tomar o pequeno-almoço e assinar para dar saída da pousada da juventude.
Para a despedida o Zé, o Gerson, o Hugo e o Bruno fizeram uma dança.
E começou a nossa viagem de regresso a casa. No autocarro, dormimos até à bomba de gasolina, onde lanchámos e depois retomámos a viagem. A chegada ao bairro deu-se às 16h30.
Foi uma colónia que não esquecerei, gostei muito dos 3 dias passados em Mira.
Mónica Borges

sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Controlados pelo paparazzi
Ansiosos, na manhã do dia 25 de Agosto, dirigiram-se para o Centro de dia da Santa Casa da Misericórdia. Tendo o dia começado com a montagem do cenário em que os jovens se estreavam como manequins de "alta postura"! A chegada de idosos utentes do local, provocou um certo receio e vergonha, mas em simultâneo, o bem-estar.
Quando o fotógrafo profissional, tratado agora por "paparazzi", chamava uma pessoa ouvia-se de longe. «Vai tu!», pois todos teriam de enfrentar o cenário para tirar as fotografias. Era a frase de vergonha e do "não sei o que fazer", mas uma vez no cenário, todos eram controlados pelo "paparazzi" que dizia que posições fazer, e como nos movimentar perante a camera para parecermos verdadeiros modelos. Momentos de grande diversão e confiança com todas as pessoas presentes!Uma vez cumprida a actividade, pudemos conviver, conversar, e estar abertamente com todas as pessoas, e ainda demonstrámos o que pensamos ser uma futura grande tendência: Socializar Sem estereotipar!
Débora Alexandra Brás

