quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Apresentação do Projecto Moradas Colectivas

Foi a um domingo 7 de Novembro na Fundação Calouste Gulbenkian, a apresentação de um projecto diferente que conjuga diferentes saberes e formas de fazer. Os resultados foram dignos de serem admirados.

O contexto em que foram criadas chamou-se: Projecto Intervir - Moradas Colectivas. Foi, uma vez mais, um projecto de parceria entre o CESIS e a Fundação Gulbenkian e "procurou promover uma reflexão crítica e criativa em torno da ideia de que nós também somos espaços em que vivemos e que, como tal, temos uma responsabilidade na sua transformação e identidade".

Os/As artistas deste projecto foram alguns / algumas dos jovens do Projecto "Percursos Acompanhados" que, a partir de obras expostas no Centro de Arte Moderna, da autoria de Ana Vieira, e de outros como Doris Salcedo, recriaram as suas moradas concebendo propostas de grande qualidade para a intervenção nas fachadas dos edíficios do bairro onde moram.


Testemunho dos destinatários do projecto

No dia 7 de Novembro os jovens do CESIS – Projecto Percursos Acompanhados, e os seus pais, foram convidados a assistir à apresentação do projecto “Moradas Colectivas”. Esta apresentação foi numa sala da Gulbenkian onde estavam os trabalhos realizados - as nossas obras de arte. Esta sala estava organizada com cadeiras para assistirmos a um filme do projecto.

Quando entrei na sala fiquei de boca aberta, porque estava uma foto minha exposta na tela, em grande plano, no centro da sala. Fiquei muito envergonhada!

A apresentação foi óptima! Apresentaram as fotos que tirámos ao bairro, as casas que construímos com papelão, o bairro que construímos com as fotografias tiradas do bairro e muito mais do que fizemos com a equipa da Gulbenkian.

Achei esta apresentação fantástica porque a minha mãe e algumas pessoas que conheço ficaram a conhecer o trabalho que fiz. Gostava muito de fazer mais trabalhos assim!

Mónica Borges

No dia 7 de Novembro fomos à Gulbenkian ver o projecto e o trabalho feito por alguns colegas do CESIS, como foi o caso da Mónica, Daniela, Marcelo, Miguel, Iara etc.

Antes de começarmos a ver o filme de apresentação do projecto, fizemos a dinâmica “roda da confiança”. Todas as pessoas que estavam na sala deram as mãos e confiando no grupo deixaram-se cair para trás. Gostei muito de participar nesta roda.

Depois, estivemos a ver os quadros e as casas feitas pelos colegas que participaram neste projecto. Estavam muito bonitas!

Vimos o filme do projecto, de como eles pintaram e construíram as casas, e no final, entregaram-nos o DVD com o filme.

Aurora Alves

Infelizmente não pudemos ter presente muitas das pessoas convidadas, mas fica o endereço do site do Descobrir para darem uma vista de olhos e apreciarem as obras de arte produzidas.

https://sites.google.com/site/projectomoradascolectivas/

http://www.descobrir.gulbenkian.pt/index.php?article=4021&visual=2&area=44

Sem comentários:

Enviar um comentário