quinta-feira, 28 de abril de 2011

Um dia com os idosos

No dia 20 de Abril os meninos e as meninas do projecto percursos acompanhados foram ao Centro de Dia Rainha Santa Isabel da Santa Casa de Misericórdia da Amadora, participar numa actividade com os idosos.

Saímos do CESIS às 10h30 e quando lá chegámos encontrámos outros grupos. A Pastoral dos Ciganos, da Associação de Reformados da Buraca e os idosos do próprio Centro de Dia Rainha Santa Isabel. Fomos divididos e misturados em dois grupos, para não ficar muita gente no mesmo grupo. No meu ficaram os meus amigos Marcelo, Bruno e Sandro, e o primeiro atelier que participamos fomos nós os dinamizadores, fizemos yoga com alguns idosos e foi muito divertido. Eles conseguiram fazer os exercícios todos que nós tínhamos proposto. E no fim eles disseram que tinha sido a sua primeira vez sentiram-se muito relaxados e descontraídos e gostariam de repetir a experiência.

Depois fomos para um grupo de conto de histórias sobre o namoro, dinamizado pelas idosas do Centro de Dia. Nele falámos dos namoros de antigamente e dos namoros de agora. Esse foi o grupo que eu mais gostei porque as idosas falaram um pouco das vidas delas e dos namoros que tiveram na sua juventude aprendi bastante. Por acaso também falei do meu namorado, onde o conheci e como namorávamos. Ficámos surpreendidos com a maneira como eles namoravam antigamente, havia muitos limites.

Depois fomos almoçar, a Santa Casa da Misericórdia ofereceu o almoço, estava bom mas alguns colegas meus não gostaram da sopa. Foi sopa de caldo verde, bife grelhado com arroz e salada e a sobremesa foi banana. Quando acabámos de comer, fomos para o atelier de croché e as idosas que lá estavam, da Associação de Reformados da Buraca, ensinaram-nos a fazer um cordão em malha para o atelier de fotografia que íamos fazer.

Gostei deste grupo porque falámos de nós, onde morávamos, e com quem. Elas também falaram um pouco delas e convivemos bastante, fizemos amigos para toda a vida. Depois fomos para o grupo de fotografias. Lá, tirámos uma foto e depois fizemos uma moldura com espátulas de madeira, massas, aparas de lápis e rolhas de cortiça.

Eu gostei muito e espero que um dia eu volte lá para me reencontrar com os amigos que fiz.

Sem comentários:

Enviar um comentário